Glaucoma

O que é o Glaucoma?

O glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico que resulta em alterações no disco óptico, nas fibras retinianas, e na perda do campo visual. O glaucoma pode evoluir para cegueira, mas quanto mais precoces forem o diagnóstico e tratamento, maior a chance de evitar perda visual.

Qual o tipo mais comum de Glaucoma?

No Brasil, o tipo de glaucoma mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, mais frequente em maiores de 40 anos. Os principais fatores de risco são: histórico familiar da doença, pressão intraocular elevada, idade avançada, raça negra e miopia elevada.

Quais os sintomas do Glaucoma?

A maioria dos casos de glaucoma não apresenta sintomas nas fases iniciais. Assim, é o oftalmologista que, em consulta completa de rotina, deve suspeitar da doença e solicitar exames complementares para investigação. A pressão intraocular geralmente é elevada, mas existe glaucoma de pressão normal.

O Glaucoma tem cura?

O glaucoma não tem cura, porém, na maioria dos casos, a doença pode ser controlada com diagnóstico e tratamento precoces, e acompanhamento contínuo do paciente.

Qual o tratamento para o Glaucoma?

O tratamento do glaucoma é baseado na redução da pressão intraocular e é fundamentalmente clínico, com o uso de colírios hipotensores. Em alguns casos são indicados tratamento a laser e medicação via oral. Se o controle da pressão intraocular ainda for insatisfatório, a cirurgia é indicada.