Doenças da Córnea, Conjuntiva e Esclera

O que é a Córnea e as suas principais doenças?

A córnea é um tecido transparente, fino e resistente. É o local onde a lente de contato se apoia e é a primeira estrutura ocular atravessada pela luz. A córnea é a “janela do olho”. Se o olho fosse um relógio, a córnea seria o vidro transparente que permite enxergar os ponteiros. As principais doenças de córnea são: olho seco, ceratocone, ceratite, úlcera de córnea, herpes, infecções bacterianas, entre outras.

O que é Conjutiva e a Conjutivite?

A conjuntiva é uma membrana fina e transparente que recobre a parte branca do olho (esclera) e a parte interna das pálpebras. A conjuntiva fica visível quando está inflamada, ocorrendo ingurgitamento de seus vasos, deixando o olho vermelho, e podendo causar desconforto ocular, ardor, sensação de areia, lacrimejamento e aversão à luz. É o que ocorre nas conjuntivites, cujas causas mais frequentes são alérgica, viral e bacteriana.

O que é Esclera e suas principais doenças?

A esclera é o tecido opaco e branco que recobre o olho. As principais doenças da esclera ocorrem por inflamação, como a esclerite e episclerite, que deixam o olho vermelho e podem causar aversão à luz, lacrimejamento e dor ocular.

Qual o tratamento para a doença na córnea, conjutiva e esclera?

O tratamento depende do tipo da doença e de seu estágio, podendo incluir, entre outros, uso de colírios e pomadas, uso de óculos e lentes de contato, aplicação de laser e cirurgias oculares.